Joinville microchipa mais de 2.600 cães e gatos em mutirões neste ano
-
Foto: Secom / Divulgação -
Ação visa facilitar a identificação de animais de estimação e incentivar a castração
A Prefeitura de Joinville, através do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), realizou cinco mutirões de microchipagem de cães e gatos de janeiro a setembro deste ano. Nesse período, 2.685 animais de estimação foram beneficiados por essa iniciativa.
O mutirão mais recente ocorreu no sábado, dia 23 de setembro, no bairro Jardim Paraíso, e bateu o recorde de microchipagens, com 645 animais atendidos, sendo 423 cães e 222 gatos. Os demais bairros que receberam mutirões de microchipagem em 2023 foram Paranaguamirim (589 animais microchipados), Comasa (382), Jardim Iririú (450) e Fátima (619).
Do total de animais microchipados, 1.053 (39,22%) eram cães fêmeas, 680 (25,33%) cães machos, 547 (20,37%) gatos fêmeas e 405 (15,08%) gatos machos.
A microchipagem é uma ação importante para identificar os animais, o que facilita a localização de seus tutores caso eles se percam. Além disso, é um passo essencial para que os animais entrem na fila de castração, caso preencham os critérios necessários. As informações sobre castração gratuita estão disponíveis no site da Prefeitura.
O procedimento de microchipagem é seguro e rápido, e o microchip tem aproximadamente o tamanho de um grão de arroz. Ele contém informações sobre o animal e seu tutor, tornando possível a identificação em caso de fuga ou perda. A ação conta com a parceria dos alunos do curso de medicina veterinária da Unisociesc e é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Joinville.
Elisabet de Souza Mendes, gerente do Centro de Bem-Estar Animal, ressaltou que o aumento na participação da população nos mutirões de microchipagem demonstra a conscientização sobre a importância dessa ação. Além de facilitar a identificação dos animais, a microchipagem é um passo inicial para a castração, contribuindo para o bem-estar dos pets e o controle populacional.
Os tutores que desejam participar dos mutirões de microchipagem devem apresentar um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência atual, além de levar o animal ao local para o procedimento.
Deixe seu comentário